16 de Setembro de 2019

Aqui disponibilizamos para consulta e/ou download, todos os arquivos oriundos das memórias das reuniões Ordinárias e Extraordinárias do Colegiado do Departamento de Teoria e Fundamentos - TEF da Faculdade de Educação desde o ano de 2000. Por sua natureza pública, e caso necessário, informamos que os originais assinados encontram-se na secretaria do departamento.

 

Atas

 

Quadro de docentes pertencentes ao TEF:

 

Albertina Mitjáns Martínez

 

Alia Maria Barrios González Nunes

 

Amaralina Miranda de Souza

 

Ana Tereza Reis da Silva

 

Benjamin de Lacerda Júnior

 

Bernardo Kipnis

 

Bráulio Tarcísio Pôrto de Matos

 

Carlos Alberto Lopes de Sousa

 

Cátia Piccolo Viero Devechi

 

Claudia Márcia Lyra Pato

 

Claudia Valéria de Assis Dansa

 

Cristina Massot Madeira Coelho

 

Edeilce Buzar

 

Edemir José Pulita

 

Eduardo Olivio Ravagni Nicolini

 

Erlando da Silva Reses

 

Fátima Lucília Vidal Rodrigues

 

Hélvia Leite Cruz

 

Inês Maria Marques Zanforlin Pires de Almeida

 

Iracilda Pimentel Carvalho

 

José Luiz Villar Mella

 

José Zuchiwschi

 

Leila Chalub Martins

 

Liége Gemelli Kuchenbecker

 

Lívia Freitas Fonseca Borges

 

Maria Abádia da Silva

 

Maria Carmen Villela Rosa Tacca

 

Maria Cristina Sebba Marinho

 

Maria da Conceição da Silva Freitas

 

Marly de Jesus Silveira

 

Olgamir Francisco Carvalho

 

Patrícia Lima Tôrres

 

Paulo Ramos Coelho Filho

 

Paulo Sérgio de Andrade Bareicha

 

Rosângela Azevedo Corrêa

 

Sandra Ferraz de Castillo Dourado Freire

 

Silmara Carina Dornelas Munhoz

 

Sílvia Ester Orrú

 

Sônia Marise Salles Carvalho

 

Teresa Cristina Siqueira Cerqueira

 

Valéria Deusdará Mori

 

Viviane Neves Legnani

 

Wivian Weller

 

 

 

"Educação, Sociedade e Cultura".

 

A área “Educação, Sociedade e Cultura” se compõe de professoras(es) das seguintes disciplinas: Filosofia da Educação, História da Educação, Pesquisa em Educação e Sociologia da Educação.

 

As(os) professoras(es) responsáveis pela oferta de cada disciplina:

  • Filosofia da Educação: profa. Luciana Foina e prof. Rainri Back;
  • História da Educação: profa. Iracilda Pimentel, prof. José Villar, prof. Juarez Tuchinski, profa. Lívia Freitas e profa. Maria Abádia;
  • Pesquisa em Educação: profa. prof. Bernardo Kipnis e Catia Piccolo;
  • Sociologia da Educação: prof. Carlos Lopes e Wivian Weller.

 

 

"Educação Ambiental e Ecologia Humana".

 

A Área Educação Ambiental e Ecologia Humana tem como objetivo produzir conhecimentos e construir processos pedagógicos que viabilizem ações relativas às questões socioambientais e seus marcos legais/institucionais. Nessa perspectiva, atua na exploração das diversas dimensões articuladas à problemática socioambiental com vistas à construção de uma tomada de posição dos sujeitos que dela participam e de uma ação transformadora em relação a si mesmos, ao contexto em que estão inseridos e ao mundo em que vivem.

A linha mestra é a vinculação dos processos de Educação Ambiental a uma compreensão de um mundo em crise e à necessidade de mudanças para o enfrentamento dessa crise, tanto em seus aspectos simbólicos quanto concretos. Nesse sentido, os eixos centrais de atuação concentram-se na mudança de visão de mundo, das relações dos seres humanos consigo mesmos e com a natureza não humana e na organização coletiva dos grupos sociais para participar da gestão democrática dos ambientes e dos (recursos) bens naturais a serem protegidos.

A relação entre Ecologia Humana e Educação Ambiental abre um vasto campo epistemológico à pesquisa científica. Conhecimentos, valores e vivências que contribuem para a construção do sujeito ecológico, percepção ambiental, percepção de crise, compreensão da sustentabilidade e da escola como espaço socioambiental de construção do conhecimento e produção de sentidos são alguns enfoques abordados.

A área busca desenvolver ações de ensino, pesquisa e extensão, em nível de graduação e pós-graduação, participando ativamente dos debates curriculares, da formação de educadores e da formação pedagógica em espaços não formais e comunitários. As ações estão vinculadas às temáticas educação, gestão ambiental e ecologia humana, desenvolvimento sustentável, construção e formação de valores, o cerrado como eixo pedagógico, entre outros.

Aqui disponibilizamos para consulta e/ou download, todos os arquivos oriundos das memórias das reuniões Ordinárias e Extraordinárias do Colegiado do Departamento de Planejamento e Administração - PAD da Faculdade de Educação desde o ano de 1994. Por sua natureza pública, e caso necessário, informamos que os originais assinados encontram-se na secretaria do departamento.

 

Atas

 

O PAD conta atualmente com dezessete professores de dedicação exclusiva (DE) em seu quadro efetivo.

Destes quinze, 87% são doutores. O PAD dispõe, em seu quadro efetivo, de dez doutores em Educação, dois doutores em Sociologia e um doutor em Psicologia.

Com esse quadro docente, o PAD oferta 25 turmas de graduação e mais três de pós-graduação. As turmas de graduação, das diversas disciplinas, contemplam 1.063 vagas.

Esse quadro docente efetivo do PAD atende alunos do curso de pedagogia, de ensino presencial e a distância, de todas as licenciaturas da UnB e também do bacharelado de diversos cursos.

 

Adriana Almeida Sales de Melo

 

Ana Maria de Albuquerque Moreira

 

Carmenisia Jacobina Aires Gomes

 

Catarina de Almeida Santos

 

Cleyton Hércules Gontijo

 

Cristina Helena Almeida de Carvalho

 

Danielle Xabregas Pamplona Nogueira

 

Girlene Ribeiro de Jesus

 

José Vieira de Sousa

 

Kátia Augusta Curado Pinheiro Cordeiro

 

Maria Zélia Borba Rocha

 

Nara Maria Pimentel

 

Raquel de Almeida Moraes

 

Regina Vinhaes Gracindo

 

Remi Castioni

 

Ruth Gonçalves de Faria Lopes

 

Shirleide Pereira da Silva Cruz

 

Simone Aparecida Lisniowski

Esta página está em atualização.

 

Informações e detalhamento sobre as áreas de atuação pertencentes ao PAD previstas para o dia 20/10/2019.

 

Secretaria Integrada da FE.

Aqui disponibilizamos para consulta e/ou download, todos os arquivos oriundos das memórias das reuniões Ordinárias e Extraordinárias do Colegiado do Departamento de Métodos e Técnicas - MTC da Faculdade de Educação desde o ano de 2003. Por sua natureza pública, e caso necessário, informamos que os originais assinados encontram-se na secretaria do departamento.

 

Atas

 

Esta página está em atualização.

 

Informações e detalhamento sobre os docentes pertencentes ao MTC previstas para o dia 20/10/2019.

Secretaria Integrada da FE.

ÁreaAlfabetização, Língua Materna e Literatura
Coordenador: Solange Alves de Oliveira Mendes
Contato: solangealvesdeoliveira @gmail.com

 

ÁreaArtes
Coordenador: Lúcio França Teles
Contato: teleslucio @gmail.com

 

ÁreaDidática
Coordenador: Rita Silvana Santana dos Santos
Contato: ritasilvana @gmail.com

 

ÁreaEducação de Jovens e Adultos
Coordenador: Maria Clarisse Vieira
Contato: mclarissev @yahoo.com.br

 

ÁreaEducação Infantil
Coordenador: Maria Fernanda Farah Cavaton
Contato: fernandacavaton @gmail.com

 

ÁreaEducação Matemática
Coordenador: Antônio Villar Marques de Sá
Contato: villar @unb.br

 

ÁreaEducação, Tecnologias e Comunicação
Coordenador: Cláudia Linhares Sanz
Contato: claudialinharessanz @gmail.com

 

ÁreaEnsino de Ciências
Coordenador: Hélio José Santos Maia
Contato: heliomaia @unb.br
Ementa: A área de Ensino de Ciências procura, por meio das suas disciplinas: Ensino de Ciência e Tecnologia 1 e 2, Educação em Saúde e Educação em Contextos não-formais e informais, procura trabalhar a natureza do conhecimento científico, as diferentes concepções de Ciência e Tecnologia, além dos aspectos históricos e novas perspectivas para o ensino de ciência e tecnologia, sua contextualização para os primeiros anos do Ensino Fundamental, bem como a aprendizagem de conceitos científicos. A área ainda em sua disciplina Educação em Saúde trata das relações entre educação e Saúde; Função da educação na preservação da saúde segundo diferentes paradigmas; Contribuição do educador na formação de recursos humanos. Metodologias educacionais aplicadas a programas de saúde, por fim, outra inserção da área, por meio da disciplina Educação em Contextos não-formais e informais busca o entendimento de como os contextos não-formais e informais contribuem para o ensino de modo geral e especificamente o ensino de ciências.

 

ÁreaEnsino de História e Geografia
Coordenador: Antônio Fávero Sobrinho
Contato: professor.favero @gmail.com

 

22 de Julho de 2019

Departamento TEF - Teoria e Fundamentos

 

Sobre o TEF:

 

O Departamento de Teorias e Fundamentos (TEF) da Faculdade de Educação (FE) da Universidade de Brasília (UnB) atua em cinco áreas de conhecimento:

  1. Educação, sociedade e cultura;
  2. Psicologia da Educação;
  3. Educação e Trabalho;
  4. Educação Especial e Inclusiva;
  5. Educação Ambiental e Ecologia Humana.

 

O TEF desenvolve, nessas cinco áreas de conhecimento, os seguintes tipos de atividades acadêmicas:

 

  1. Ensino de graduação e de pós-graduação;
  2. Ensino presencial e a distância;
  3. Pesquisa
  4. Extensão

 

A área Educação, Sociedade e Cultura compreende atividades de ensino, pesquisa e extensão que versam sobre História da Educação, História da Educação Brasileira, Filosofia da Educação, Sociologia da Educação e Pesquisa Educacional.

 

A área de Psicologia da Educação contribui na formação de educadores de diferentes áreas do conhecimento e campos de atuação, com atividades e estudos sobre temas relacionados aos processos de aprendizagem e desenvolvimento de sujeitos em situações educativas diversas.

 

A área de Educação e Trabalho desenvolve atividades de ensino, pesquisa e extensão que tratam das relações entre trabalho e educação, orientação educacional e orientação vocacional profissional.

 

A área de Educação Especial e Inclusiva promove fóruns, projetos, campanhas e produções que ampliam a perspectiva intercultural e histórico-cultural no acompanhamento acadêmico de estudantes e vivências profissionais de egressos da FE. Além disso, coordena laboratórios que ofertam recursos e serviços de acessibilidade nas áreas de deficiência visual, surdez (Labes-Libras) e informática acessível.

 

A área de Educação Ambiental e Ecologia Humana realiza atividades de ensino, pesquisa e extensão com o objetivo de construir conhecimentos e processos pedagógicos relativos às questões socioambientais.