16 de Setembro de 2019

Aqui disponibilizamos para consulta e/ou download, todos os arquivos oriundos das memórias das reuniões Ordinárias e Extraordinárias do Colegiado do Departamento de Teoria e Fundamentos - TEF da Faculdade de Educação desde o ano de 2000. Por sua natureza pública, e caso necessário, informamos que os originais assinados encontram-se na secretaria do departamento.

 

Atas

 

Quadro de docentes pertencentes ao TEF:

 

Albertina Mitjáns Martínez

 

Alia Maria Barrios González Nunes

 

Amaralina Miranda de Souza

 

Ana Tereza Reis da Silva

 

Benjamin de Lacerda Júnior

 

Bernardo Kipnis

 

Bráulio Tarcísio Pôrto de Matos

 

Carlos Alberto Lopes de Sousa

 

Cátia Piccolo Viero Devechi

 

Claudia Márcia Lyra Pato

 

Claudia Valéria de Assis Dansa

 

Cristina Massot Madeira Coelho

 

Edeilce Buzar

 

Edemir José Pulita

 

Eduardo Olivio Ravagni Nicolini

 

Erlando da Silva Reses

 

Fátima Lucília Vidal Rodrigues

 

Hélvia Leite Cruz

 

Inês Maria Marques Zanforlin Pires de Almeida

 

Iracilda Pimentel Carvalho

 

José Luiz Villar Mella

 

José Zuchiwschi

 

Leila Chalub Martins

 

Liége Gemelli Kuchenbecker

 

Lívia Freitas Fonseca Borges

 

Maria Abádia da Silva

 

Maria Carmen Villela Rosa Tacca

 

Maria Cristina Sebba Marinho

 

Maria da Conceição da Silva Freitas

 

Marly de Jesus Silveira

 

Olgamir Francisco Carvalho

 

Patrícia Lima Tôrres

 

Paulo Ramos Coelho Filho

 

Paulo Sérgio de Andrade Bareicha

 

Rosângela Azevedo Corrêa

 

Sandra Ferraz de Castillo Dourado Freire

 

Silmara Carina Dornelas Munhoz

 

Sílvia Ester Orrú

 

Sônia Marise Salles Carvalho

 

Teresa Cristina Siqueira Cerqueira

 

Valéria Deusdará Mori

 

Viviane Neves Legnani

 

Wivian Weller

 

 

 

"Educação, Sociedade e Cultura".

 

A área “Educação, Sociedade e Cultura” se compõe de professoras(es) das seguintes disciplinas: Filosofia da Educação, História da Educação, Pesquisa em Educação e Sociologia da Educação.

 

As(os) professoras(es) responsáveis pela oferta de cada disciplina:

  • Filosofia da Educação: profa. Luciana Foina e prof. Rainri Back;
  • História da Educação: profa. Iracilda Pimentel, prof. José Villar, prof. Juarez Tuchinski, profa. Lívia Freitas e profa. Maria Abádia;
  • Pesquisa em Educação: profa. prof. Bernardo Kipnis e Catia Piccolo;
  • Sociologia da Educação: prof. Carlos Lopes e Wivian Weller.

 

 

"Educação Ambiental e Ecologia Humana".

 

A Área Educação Ambiental e Ecologia Humana tem como objetivo produzir conhecimentos e construir processos pedagógicos que viabilizem ações relativas às questões socioambientais e seus marcos legais/institucionais. Nessa perspectiva, atua na exploração das diversas dimensões articuladas à problemática socioambiental com vistas à construção de uma tomada de posição dos sujeitos que dela participam e de uma ação transformadora em relação a si mesmos, ao contexto em que estão inseridos e ao mundo em que vivem.

A linha mestra é a vinculação dos processos de Educação Ambiental a uma compreensão de um mundo em crise e à necessidade de mudanças para o enfrentamento dessa crise, tanto em seus aspectos simbólicos quanto concretos. Nesse sentido, os eixos centrais de atuação concentram-se na mudança de visão de mundo, das relações dos seres humanos consigo mesmos e com a natureza não humana e na organização coletiva dos grupos sociais para participar da gestão democrática dos ambientes e dos (recursos) bens naturais a serem protegidos.

A relação entre Ecologia Humana e Educação Ambiental abre um vasto campo epistemológico à pesquisa científica. Conhecimentos, valores e vivências que contribuem para a construção do sujeito ecológico, percepção ambiental, percepção de crise, compreensão da sustentabilidade e da escola como espaço socioambiental de construção do conhecimento e produção de sentidos são alguns enfoques abordados.

A área busca desenvolver ações de ensino, pesquisa e extensão, em nível de graduação e pós-graduação, participando ativamente dos debates curriculares, da formação de educadores e da formação pedagógica em espaços não formais e comunitários. As ações estão vinculadas às temáticas educação, gestão ambiental e ecologia humana, desenvolvimento sustentável, construção e formação de valores, o cerrado como eixo pedagógico, entre outros.