-
Publicações
Chamada pública: projeto de Extensão: Museu da Educação do Distrito Federal
CHAMADA PÚBLICA DE SELEÇÃO DE BOLSISTAS PARA COMPOR O PROJETO DE EXTENSÃO: MUSEU DA EDUCAÇÃO DO DISTRITO FEDERAL Universidade de Brasília, por meio do Decanato de Extensão, torna pública a chamada para a seleção de estudantes interessados em atuar no Projeto de Extensão "Museu da Educação do Distrito Federal", na condição de bolsistas. As inscrições serão realizadas no período de 16/03/2023 a 24/03/2023. Para se inscrever: 1) Siga o passo a passo disponibilizado no site do Museu: http://www.museudaeducacao.com.br/cno-89/chamada-para-selecao-de-bolsistas-de-extensao-projeto-museu-da-educacao-do-distrito-federal/ 2) Preencha o Formulário: https://forms.gle/fXtMbGSzK5db6umDA 3) Envie os documentos constantes do item 2 desta chamada para o e-mail: museu.educacao.df@gmail.com
-
Notícias
Comunicado
Comunicado: Prezados (as) Discentes , Docentes e Técnicos (as) Administrativos (as), A Direção da Faculdade de Educação comunica que, na semana de 28 a 31 de março de 2023, acontecerá a Semana de Acolhida na Universidade de Brasília. Sendo assim, informamos que os discentes e os docentes da FE serão liberados das aulas presenciais para participarem do evento em questão que poderá ser acompanhado pelo link: https://www.boasvindas.unb.br Na oportunidade, informamos que as aulas presenciais do 1º semestre de 2023 se iniciarão em 03 de abril de 2023. A semana de acolhida da FE acontecerá a partir de 03/04 e , em breve, será disponibilizada a programação. Desde já agradecemos e colocamo-nos à disposição para eventuais esclarecimentos. Atenciosamente, Secretaria da Direção Faculdade de Educação - FE/UnB
-
Notícias
Lançamento de livros dos Grupos de Pesquisa: Diálogo/UCB (Diálogo: um processo pedagógico transversal) e GEPAT/UnB (Grupo de Estudos e Pesquisas sobre as contribuições de Anísio Teixeira para a educação brasileira)
Os Programas de Pós-Graduação em Educação da UnB e da UCB, convidam: Lançamento de livros dos Grupos de Pesquisa: Diálogo/UCB (Diálogo: um processo pedagógico transversal) e GEPAT/UnB (Grupo de Estudos e Pesquisas sobre as contribuições de Anísio Teixeira para a educação brasileira). Resgatando o pensamento dos mestres Anísio Teixeira e Darcy Ribeiro Dia: 4 de abril Hora: 17:30 Local: Auditório dois Candangos/FE-UnB Resenhas: 1) Diálogos com Darcy Ribeiro – educação e democracia, organização: Luis Siveres, Joaquim Alberto Andrade Silva, Idalberto José das Neves Júnior O Grupo de Pesquisa: Diálogo: um processo pedagógico transversal, no centenário de nascimento de Darcy Ribeiro, nos apresenta um guia das principais obras de Darcy Ribeiro reunida na publicação, que agora chega ao público denominada de Diálogos com Darcy Ribeiro – Educação e Democracia. Todos os capítulos trazem ao leitor um diálogo com os títulos consagrados da sua bibliografia e o fazem a partir de uma conversa atual sobre os temas que foram objeto da sua trajetória. O leitor, às vezes, será tomado pela impressão de que de fato Darcy está novamente entre nós, tal é a atualidade com que os temas são abordados pelos autores, que tiveram o cuidado de situar no resgate de cada um dos títulos, elementos centrais da obra darcyniana. 2) As batalhas de Anísio Teixeira: o contexto de Influência do I Plano Nacional de Educação, autora: Márcia Helena Amâncio Mais de sessenta anos depois da “Avaliação Diagnóstica”, de Educação não é privilégio, a análise de Anísio Teixeira acerca da educação brasileira permanece desconcertantemente atual. A despeito dos marcos regulatórios da educação, expressos pela legislação, vale destacar que o ensino atual continua assentado sobre bases desiguais, que refletem a profunda desigualdade social do país. Face ao incômodo panorama educacional brasileiro, permanece tarefa do educador comprometido com a pesquisa, pensá-lo de forma ampla e crítica, de sorte que seu desvelamento possa contribuir, senão com a sua efetiva transformação, ao menos para a sua compreensão. 3) Os descaminhos do ReUni na UnB: a revogação do projeto anisiano, autora: Norivan Lustosa Lisboa Dutra O ReUni foi inspirado nas ideias de Anísio Teixeira, o educador baiano que desenvolveu uma proposta inovadora para a educação superior brasileira, criando a Universidade do Distrito Federal (UDF), na década de 1930; e a Universidade de Brasília, na década de 1960. A UnB foi a única universidade do país que apresentou dois projetos de reestruturação para o ReUni, em 2007/2008. E, apesar de ter sido a primeira a entregar o plano e receber a aprovação, foi uma das últimas a iniciar a implantação das metas e estratégias do ReUni. Enquanto o primeiro projeto visava retomar o projeto anisiano, o segundo, o desfigurou. A implementação do ReUni resultou na revogação do Plano Orientador da UnB, concebido por Anísio e Darcy. É, portanto, sobre os projetos do ReUni na UnB que a discussão deste livro se desenvolve. Ambas autoras desenvolveram suas teses no PPGE/UnB. Os livros do GEPAT/UnB tem a apresentação de Remi Castioni e prefácio do biógrafo de Anísio Teixeira: João Augusto de Lima Rocha.
-
Editais e chamadas publicas da extensão
Edital de seleção de bolsistas - Projeto de Extensão: Skate na Medida Socioeducativa
UNIVERSIDADE DE BRASÍLIAChamada pública para seleção de estudantes interessados(as) em participar do Projeto de Extensão “Skate na Medida Socioeducativa” Este trabalho tem como objetivo demonstrar a relevância do skate enquanto um instrumento pedagógico para atuar com adolescentes que cumprem medidas socioeducativas. O Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e o Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (SINASE) apontam a necessidade de se fazer cumprir os direitos relativos ao Esporte, Cultura e Lazer nos Projetos Político Pedagógicos (PPP) das unidades socioeducativas e nos Planos Individuais de Atendimento (PIA) dos adolescentes. Nesse contexto, as oficinas de skate podem ser atividades pedagógicas que, além de estimular o cumprimento desses direitos, constroem espaços de convivência e humanização das relações sociais. Por isso, a vinculação com a Universidade se faz de extrema importância – é preciso pensar estratégias que levem a prática do skate para além de uma atividade esportiva, constantemente suscitando reflexões junto dos adolescentes, sobretudo no que diz respeito a novas possibilidades de viver e construir futuros. Acompanhe o andamento desta seleção nesta página. Documentos: Edital - Edital de seleção de bolsistas - Projeto de Extensão: Skate na Medida Socioeducativa - (PDF)
-
Editais e chamadas publicas da extensão
Edital de seleção de bolsistas - Projeto de Extensão: Seu-jeito em Cena: ofinicas do teatro do oprimido nas escolas e outros espaços coletivos
UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA EDITAL PARA SELEÇÃO DE ESTUDANTES BOLSISTAS Este edital visa a candidatura de estudantes de graduação da UnB para bolsas ou auxílios relacionados ao seguinte projeto: PJ606-2023 - Seu-jeito em Cena: ofinicas do teatro do oprimido nas escolas e outros espaços coletivos (2 bolsas) Este projeto de extensão tem como objetivo desenvolver oficinas baseadas na metodologia do teatro do oprimido e do teatro das oprimidas como potencializadoras de transformação social. Na escola e em outros espaços coletivos podemos trabalhar a emancipação de desopressão social. Devemos também considerar o viés da saúde mental que implica em desenvolver estratégias de prevenção, intervenção e enfrentamento das violências e conflitos que ocorrem no cotidiano da escola e dos espaços coletivos. Acompanhe o andamento desta seleção nesta página. Documentos: Edital - Edital de seleção de bolsistas - Projeto de Extensão: Seu-jeito em Cena: ofinicas do teatro do oprimido nas escolas e outros espaços coletivos - (PDF)
-
Editais e chamadas publicas da extensão
Edital de seleção de bolsistas - Projeto de Extensão: Meninas Velozes no âmbito do Novo Ensino Médio
UNIVERSIDADE DE BRASÍLIAEDITAL PARA SELEÇÃO DE ESTUDANTES BOLSISTAS Este edital visa a candidatura de estudantes de graduação da UnB para bolsas ou auxílios relacionados ao seguinte projeto: PJ551-2023 - Meninas Velozes no âmbito do Novo Ensino Médio (4 bolsas) O projeto foi contemplado com quatro bolsas do Edital das Licenciaturas em Ação Acompanhe o andamento desta seleção nesta página. Documentos: Edital - Projeto de Extensão: Meninas Velozes no âmbito do Novo Ensino Médio - (PDF)
-
Editais e chamadas publicas da extensão
Edital de seleção de bolsistas - Projeto de Extensão: Cultura Negra: Identidade e Relações Raciais no Brasil
UNIVERSIDADE DE BRASÍLIAChamada pública para seleção de estudantes interessados(as) em participar do Projeto de Extensão Este edital visa a candidatura de estudantes de graduação da UnB para bolsas ou auxílios relacionados ao seguinte projeto: PJ350-2023 - Cultura Negra: Identidade e Relações Raciais no Brasil (1 bolsa) O projeto tem como objetivo promover o debate e o diálogo sobre a construção da identidade negra dentro da universidade. Discutir políticas Públicas voltadas para a população negra da universidade enquanto instrumento de inclusão social. Discutir como essas políticas influenciam na aceitação do indivíduo como pessoa negra. Discutir o fortalecimento dentro da universidade ao conhecer movimentos sociais que lutam contra o racismo, e como isso nos influencia a enxergar o racismo de forma a entender a nossa própria história e porque a sociedade age de determinada forma. Estudar sobre o racismo e ver como isso atrapalha a vida das pessoas em todos os âmbitos e áreas da vida. Acompanhe o andamento desta seleção nesta página. Documentos: Edital - Projeto de Extensão: Cultura Negra: Identidade e Relações Raciais no Brasil - (PDF)
Prorrogado prazo submissão de proposta da Semana Universitária FE 2020
Informamos que o prazo para a submissão de propostas a serem realizadas durante a Semana Universitária FE 2020 da Faculdade de Educação foi prorrogado para o dia 02/09/2020. O formulário para o envio das proposta continua o mesmo: https://cutt.ly/ws3QWcW
Atenciosamente,
Profa. Rita Silvana Santana dos Santos
Coordenadora de Extensão da FE