Você está aqui: Página Inicial Pós-Graduação Linhas de Pesquisa Educação, Tecnologias e Comunicação – ETEC

Educação, Tecnologias e Comunicação – ETEC

LINHA DE PESQUISA 5

Eixos de interesse:

• Aprendizagem colaborativa online e interfaces estéticas virtuais de colaboração
    : Prof. Dr. Lúcio Teles
    Estruturas colaborativas de trabalho online, acessíveis através de interfaces estéticas, e utilizando modelos pedagógicos apropriados, facilitam o processo de aprendizagem. Na aprendizagem colaborativa com suporte computacional a estética da interface lúdica e intuitiva é o suporte através do qual se realiza o processo interativo do trabalho de grupo, promovendo o desenvolvimento da criatividade e aprendizagem ativa.

• Educação e Tecnologias na Educação Especial e inclusiva
    Profª Drª Amaralina Miranda
    Estudo do processo ensino-aprendizagem no contexto da educação especial e inclusiva; do potencial pedagógico dos diferentes recursos tecnológicos,o computador,o software educativo,as tecnologias assistivas para apoio às necessidades educacionais dos alunos;a formação, presencial e a distância, de professores para atendimento à diversidade nos vários contextos escolares e não escolares,enfatizando o hospital.

• Informática e comunicação pedagógica
    Prof. Dr. Gilberto Lacerda
    Estudo das possibilidades pedagógicas das novas tecnologias de comunicação, informação e expressão, por meio de sete vertentes distintas e complementares: 1. O computador e a educação formal e não formal; 2. O impacto da informática na prática docente; 3. Inclusão digital; 4. Desenvolvimento de softwares educativos; 5. Interatividade e EaD; 6. Educação, trabalho e novas tecnologias; 7. Sociologia da tecnologia.

• Linguagens audiovisuais, arte, conhecimento e educação no mundo contemporâneo
    Profª Drª Laura Coutinho
    As pesquisas são realizadas tendo como eixo as narrativas e as linguagens verbais, visuais e sonoras que conformam a educação, o imaginário, a cultura e a inteligência contemporâneas. Compreendem cinema, filme, imagens, fotografia, pintura como dimensões pedagógicas do viver social. Consideram cinema, televisão e audiovisuais como espaços de educação da memória e da sensibilidade humana em imagens e sons.

• Mídias e mediações pedagógicas
    Profª Drª Vânia Quintão
    Investiga educação e mídias audiovisuais – destacando TV, vídeos pela internet/webTV e videojogos, desde a produção/expressão (dimensões pedagógica, cultural, social, política, mercantil e tecnológica, princípios éticos, processos de criação, realidade e imaginário, linguagens , narrativas, formatos, interatividade) ao consumo/interação (mediações, modos de ver, de interagir, de compreender, aprendizagem, competências midiáticas, apropriações) por crianças, adolescentes e educadores.

• Narrativas hipertextuais e visuais
    Profª Drª Ângela Dias
    A complexidade dos processos de construção do conhecimento no cenário contemporâneo. Diálogos entre conhecimentos, saberes e práticas; Intersecção entre múltiplos discursos e vozes - visuais, orais e textuais - como propulsores do trabalho educacional; Inovação na práxis educativa; Juventude e narrativas visuais; Heterogeneidade; Memória social; Intertextualidade, Rizoma; Dialogismo e Polifonia.

• Sociedade, Capital Cultural e TICs
    Prof. Dr. Carlos Alberto Lopes de Souza
    Classes populares e/ou médias no ensino superior (semipresencial ou na EaD); diferença, cultura e educação no ensinar e aprender; Ongs, movimentos sociais, educação e política pela internet; formação de professores; autonomia docente na EaD; socialização pela internet e socialização familiar e/ou escolar; impactos da EaD.

• Teatro, drama e educação
    Docente: Prof. Dr. Paulo Sérgio de Andrade Bareicha
    Natureza e sentido da improvisação e sua relação com práticas pedagógicas. Diferenciação entre educação, pedagogia e didática e suas relações com as artes cênicas. Diferenciação entre "Pedagogia do teatro" e "Pedagogia do drama". Socionomia, sociometria, sociodinamica e sociatria. Texto e jogo na prática pedagógica.

« Abril 2014 »
DoSeTeQuQuSeSa
Ver eventos

Julho

Nenhum evento para este mês.

Faculdade de Educação - UnB © Todos os direitos reservados

Campus Universitário Darcy Ribeiro - Faculdade de Educação - Asa Norte  Brasília - DF - Cep: 70.910-900

Telefones: +55 0xx61 3107-6151 / +55 0xx61 3107-6154

fed@unb.br