Portal do Governo Brasileiro
Menu

Adriana Almeida Sales de Melo 

Email:
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. 
Resumo:
Professora Associada da Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Departamento de Planejamento e Administração, professora-pesquisadora do PPGE/FE/UnB, mestrados acadêmico e profissional. Coordena o Grupo Estudos sobre a Mundialização da Educação (CNPQ/UNB). Coordenadora de Extensão da FE/UnB. Diretora da ANPAE-DF (2015-2018). Doutorado em Educação/Política Educacional (UNICAMP, 2003); Mestrado em Educação/Política Educacional (UFPE, 1996); Licenciatura e Bacharelado em Filosofia (UFPE, 1989). Tem publicações na área de política, gestão educacional e política de educação comparada, bem como sobre a influência dos organismos internacionais nas políticas educacionais brasileiras.
Campo de Pesquisa:
Políticas, Gestão, Sociedade e Cultura
 

Bernardo Kipnis 

Email:
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. 
Resumo:
Possui graduação em Economia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1976), mestrado em Economia pela Universidade de Brasília (1980) e doutorado em Comparative Education - University of London (1986). Atualmente é professor associado da Universidade de Brasília. Tem experiência em ensino e pesquisa na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: avaliacao, universidade e pesquisa institucional, evasao, educação a distância e políticas públicas e gestão da educação profissional e tecnológica. 
Linha de Pesquisa:
Políticas, Gestão, Sociedade e Cultura
 

José Luiz Villar 

Email:
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. 
Resumo:
Doutorado em História Social e das Idéias pela Universidade de Brasília (2002). Professor Substituto de História da Educação e Introdução a Educação na Faculdade de Educação da Universidade de Brasília (2005/2007). Professor Titular da Universidade Paulista. Professor de História da Educação na Graduação e Pós Graduação do INESC/CENEC(2009). Pesquisador Colaborador do NESPROM/CEAM/UnB. Professor de Metodologia Científica da Pós-Graduação da Fundação Escola Superior do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (2009). Professor Adjunto III de História da Educação Brasileira e Pensamento Educacional Brasileiro da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília. Coodenador do Curso de Graduação em Pedagogia da Faculdade de Educação da Universidade de Brasilia
Linha de Pesquisa:
Processos Formativos e Profissionalidades
 

Liliane Campos Machado 

Email:
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. 
Resumo:
Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual de Montes Claros (1996), mestrado em Educação Tecnológica pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (2002) e doutorado em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia (2009). Pós Doutorado em Educação pela UnB (2011). Atualmente é professor adjunta III da Universidade de Brasília, presidente da Rede Inter-Regional sobre Docência na Educação Superior - RIDES e coordenadora do curso de Pedagogia diurno da Faculdade de Educação da UnB. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Formação de Professores, saberes e práticas docentes, atuando principalmente nos seguintes temas: formação docente, currículo, professor formador, saberes e prática e didática.
Linha de Pesquisa:
Processos Formativos e Profissionalidades
 

Lívia Freitas Fonseca Borges 

Email:
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. 
Linha de Pesquisa:
Processos Formativos e Profissionalidades

Maria Fernanda Farah Cavaton 

Email:
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. 
Resumo:
Pós-doutora em Educação: Psicologia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2016). Doutora em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde pelo Instituto de Psicologia da Universidade de Brasília (2010), Mestre em Educação: Psicologia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1992) e Pedagoga com habilitação em Administração Escolar pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1979). Docente da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília desde 1996 estando hoje como Professor Adjunto. Sua experiência na área de Educação sempre foi em Educação Infantil, trabalhando com crianças de zero a seis anos e estudando e pesquisando o desenvolvimento cultural dessa faixa etária, especificamente a construção de conhecimento com o outro, mediada pelo objeto, pela fala, pelo desenho e pela escrita. Atualmente tem se dedicado ao estudo de bebê em creches do Distrito Federal. 
Linha de Pesquisa:
Processos Formativos e Profissionalidades
 
 

Francisco José Rengifo Herrera

Email:
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. 
Resumo:
Sou Psicólogo, formando na Universidade del Valle (Santiago de Cali, Colômbia). Realizei estudos de Especialização em Construtivismo e Educação na FLACSO- Argentina; mestrado em Psicologia Cognitiva e Aprendizagem na Universidade Autônoma de Madri. Sou Doutor em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde pela Universidade de Brasília. Os modelos semiótico - culturais são a base teórica do meu trabalho, especialmente focados nas trajetórias e processos de organização dialógica da subjetividade. Meu trabalho acadêmico tem se orientado no campo do desenvolvimento psicológico em crianças enfatizando na forma como as crianças se apropriam de mediadores semióticos em contextos educacionais informais, formais e não formais. A organização do sujeito, os modos de relacionamento com a realidade e com os outros, bem como a maneira como os processos afetivos, cognitivos e de ação atrelam-se aos processos educacionais fazem parte fundamental da compreensão e da criação de modos de intervenção sobre essas problemáticas. Uma primeira parte do meu trabalho pretende analisar a relação da tríade criança-objeto-adulto. Destacar o papel dos objetos como elementos criadores de vínculos e como facilitadores de processos de aprendizagem em diversos contextos educacionais, especialmente nos primeiros momentos da escolarização. A educação infantil pode ser enriquecida através de ações que envolvem Por sua vez, tenho interesse em pesquisar sobre a gênese de valores antissociais e pró-sociais que evidenciam a violência ou a colaboração como eixos dos relacionamentos. Esta linha procura criar uma fundamentação teoricamente e, dessa forma, dar apoio na criação de estratégias de intervenção que favoreçam ações de intervenção psico-educacionais. Devemos desenvolver contextos que promovam ações pró-sociais e restrinjam o surgimento de ações antissociais nos contextos educacionais. Em ambos os fenômenos de pesquisa estou focado na ideia de desenvolver de algumas contribuições teóricas e metodológicas que almejam novas formas de compreensão e intervenção do desenvolvimento e da educação nos primeiros anos na escola.
Linha de Pesquisa:
Processos Formativos e Profissionalidades

Otília Maria Alves da Nóbrega Dantas

Email:
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. 
Resumo:
Docente da Universidade de Brasília/Faculdade de Educação/MTC. Possui graduação em Pedagogia, mestrado e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte e Pós-doutorado em Educação pela Universidade de Brasília sob a supervisão de Ilma Passos de Alencastro Veiga. Desenvolve estudos (pesquisa, ensino e extensão) na área de Educação, pesquisando: formação de professores, Pedagogia; Didática; Ludicidade, construção do conhecimento e Ensino Médio. No âmbito da gestão atua como Coordenadora do Curso de Pedagogia e atuou como Chefe do Departamento de Métodos e Técnicas da FE/UNB. Professora Permanente dos PPGE E PPGE-MP da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília. Pesquisadora e líder do Grupo de Estudos e Pesquisa Profissão Docentes: formação, saberes e práticas - Geppesp.
Linha de Pesquisa:
Processos Formativos e Profissionalidades
 

Olgamir Francisco de Carvalho 

Email:
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. 
Resumo:
Professora associada da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília e coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação e Trabalho - NEPET. Desenvolve estudos nas seguintes temáticas: Formação Docente na Educação Profissional e Tecnológica numa perspectiva internacional comparada (modelos de formação, epistemologia e pedagogia da EPT); Orientação Vocacional e Profissional no contexto da Escola e do Trabalho.
Linha de Pesquisa:
Processos Formativos e Profissionalidades
 

Ormezinda Maria Ribeiro 

Email:
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. 
Resumo:
Cursou graduação em Letras Português-Inglês pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Patrocínio (1982-1985), graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de Uberaba (1992-1995), mestrado em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Uberlândia (1995-1999), doutorado em Letras pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1999-2003) e doutorado em Linguística e Língua Portuguesa pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2004-2006). Atualmente é consultora do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira-INEP, professora adjunta IV, Representante Docente na Comissão Própria de Avaliação-CPA-UnB, Coordenadora do Curso de Letras da Universidade de Brasília-UnB . Tem experiência na área de Linguística e EAD, com ênfase em Sociolinguística e Linguística Textual, atuando principalmente nos seguintes temas: avaliação, formação de professores, produção textual, ensino-aprendizagem e leitura presencial e a distância. É autora de vários livros e artigos nas áreas de educação e linguística.
Linha de Pesquisa:
Processos Formativos e Profissionalidades
 

Remi Castioni 

Email:
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. 
Resumo:
Possui graduação (Bacharelado) em Ciências Econômicas pela Universidade de Caxias do Sul (1991) e doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2002). Atualmente é professor-pesquisador da Universidade de Brasília, classe Associado, atuando na Faculdade de Educação e membro permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação. Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação - modalidade profissional. Tem experiência na área de políticas públicas. Atua no tema da educação e Mundo do Trabalho, com ênfase em qualificação profissional, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, qualificação profissional, políticas de educação, desenvolvimento regional, ensino médio. É membro do Fórum Distrital de Educação - FDE e do Comitê Editorial da Revista Com Censo.
Linha de Pesquisa:
Políticas, Gestão, Sociedade e Cultura
 

Renísia Cristina Garcia 

Email:
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. 
Resumo:
Profª Adjunta da FE/ UnB. Pós-doutora em Sociologia pelo Centro de Investigação em Ciências Sociais (CICS) Universidade do Minho (UMinho). Doutora em Educação (PPGE-FE/UnB)UnB-Historiadora (UFU); Especialista em Filosofia (UFU) e Mestre em História Social (PUC/SP). Ex- Conselheira no Conselho Nacional para a Promoção de Políticas de Igualdade Racial (Cnpir). Líder do Grupo de Estudos e Pesquisa em Políticas, Ensino de História, Raça e Gênero- Geppherg/UnB. Ex- Diretora Acadêmica da Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as- ABPN. Coordenadora do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros-NEAB (Ceam/UnB). Atua na área do Ensino de História e Gestão de Políticas Públicas em raça, classe e gênero, em especial nos sistemas de ensino. Desenvolve estudos sobre as temáticas da diversidade e direitos humanos.
Linha de Pesquisa:
Políticas, Gestão, Sociedade e Cultura
 

Rodrigo Matos de Souza 

Email:
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. 
Resumo:
Atualmente, atuo como Professor Adjunto na Faculdade de Educação da Universidade de Brasília. No âmbito da pesquisa, estou na liderança do Grupo de Pesquisa Rede Experiência, Narrativas e Pedagogias da Resistência  (REDEXP)e venho desenvolvendo investigações nas áreas da Educação, da Linguagem e da Cultura, e atuo com as seguintes perspectivas e abordagens: Pesquisa Autobiográfica e Narrativa, História de Vida, Teorias Críticas, Estudos Culturais, Pós-Coloniais, Decoloniais e Estudos Subalternos, além disso tenho interesse em estudos sobre a Leitura, a literatura como fonte em Educação, as Teorias da Educação e a Educação de Jovens e Adultos. Nos últimos anos tenho atuado, também, como professor visitante na Universidad Católica de Pereira e na Universidad de Manizales, ambas na Colômbia. Possuo doutorado em Educação e Contemporaneidade, mestrado em Estudo de Linguagens e graduação em Pedagogia, todas as formações pela Universidade do Estado da Bahia. 
Linha de Pesquisa:
Processos Formativos e Profissionalidades
 
Voltar ao topo