Características do Programa de Pós-Graduação em Educação Modalidade Profissional

 

ESTRUTURA CURRICULAR
A proposta inicial do curso de Mestrado em Educação - Modalidade Profissional foi atualizada em 2014, tendo sido essa nova estrutura curricular inserida no Regulamento do Programa de Pós-Graduação em Educação-Modalidade Profissional, aprovado em 26 de setembro de 2014, pelo colegiado do Decanato de Pesquisa e Pós-Graduação. Não entanto, como mencionado antes, depois das ações realizadas por parte da Faculdade de Educação, tornou-se possível a abertura do primeiro edital de credenciamento e recredenciamento de professores no PPGEMP em 2016. Igualmente, o primeiro edital aberto e universal de seleção de alunos, em 2017, são momentos importantes nas transformações do Programa.
O currículo do curso de Mestrado Profissional se organiza em disciplinas, obrigatórias e optativas, atividades programadas e trabalho de conclusão final de curso, tendo por base a elaboração de uma dissertação (pesquisa), bem como a apresentação de um produto técnico, caracterizado por uma proposta de intervenção na realidade. O PPGEMP tem uma organização curricular com base nas Áreas de Concentração e Campos de Pesquisa, que abrangem áreas de conhecimentos afins.
A partir da abertura da primeira turma universal e a vinculação de novos professores de diversas áreas de conhecimento ao quadro do colegiado, tornou-se necessária a discussão e concretização de novas perspectivas, campos teóricos e modos de compreender a realidade por parte do Programa. Em função disso, reformulações foram definidas o que levou à junção de duas áreas de concentração e a criação de uma nova área.
Áreas de Concentração
A. Políticas Públicas e Gestão da Educação
B. Desenvolvimento Profissional e Educação
Campos de Pesquisa
Políticas, Gestão, Sociedade e Cultura e Processos Formativos e Profissionalidades.

Componentes Curriculares
Duas disciplinas Obrigatórias do Tronco Comum: 28,57% dos créditos do Curso:
● Pesquisa Aplicada à Educação. 4 créditos
● Atividades Programadas: 2 créditos em cada semestre (que deverão ser ofertadas no primeiro e segundo semestres do Curso).
Duas disciplinas obrigatórias das áreas de concentração 28,57% dos créditos do Curso
● Estado, Educação e Políticas públicas (A) 4 créditos.
● Processos formativos e profissionalidade (B) 4 créditos.
O aluno deverá cursar, pelo menos, quatro disciplinas optativas: 42,85% do curso.
Trabalho de conclusão final de curso.