Estudos Comparados em Educação – ECOE

• 1Processos educativos na infância

Concepções de infância, família e educação da criança pequena. Processos de socialização. Estudo de repertórios teórico-metodológicos da Educação Infantil. Análise de metodologias e instrumentos da Educação Infantil, com ênfase na primeira infância. Papel da Educação Infantil e da família para mediar processos de inserção de crianças em creche e pré-escola.

• Docente: Profª Drª Fernanda Muller
  • 2Estudos comparados: enfoques epistemológicos e formação de professores para a educação básica

Estudos sobre teorias e métodos dos estudos comparados na atualidade; Estudos sobre projetos pedagógicos e concepções teórico-epistemológicas das Faculdades, Institutos ou Departamentos de Educação nacionais e internacionais, reconhecendo as concepções que tem permeado a formação do professor da escola básica no país e no mundo.

• Docentes: Profa. Dra. Catia Piccolo Viero Devechi e Profa. Dra. Wivian Weller
  • 3Estudos Comparados: sujeitos em contextos educacionais

Estudos comparados nacionais e internacionais sobre crianças em contextos de educação formal e não-formal; Educação Infantil em perspectiva comparada; experiências de infância em perspectiva comparada.

• Docente: Profa. Dra. Fernanda Müller
  • 4Estudos Comparados: sujeitos e instituições

Estudos comparados nacionais e internacionais sobre jovens no Ensino Médio; o Ensino Médio em perspectiva comparada; estudantes na educação superior e experiências de intercâmbio internacional.

• Docente: Profa. Dra. Wivian Weler