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Linhas de Pesquisa

  • 1Políticas Públicas e Gestão da Educação – POGE

Estudos e pesquisas sobre as políticas públicas no Brasil para a educação básica, educação superior, educação profissional, tecnológica e a distância. Gestão democrática na escola e nos sistemas de ensino e controle social das políticas educacionais. Políticas e gestão das instituições educacionais. Avaliação institucional, regulação e reorganização das instituições de ensino básico e superior. Estudos e pesquisas sobre as relações de gênero, étnico/raciais e geracionais em espaços de educação e formação. Gestão e avaliação de políticas educacionais voltadas para a redução das desigualdades de gênero, étnico/raciais e geracionais. Políticas públicas de/para/com juventudes e desafios educacionais.

  • 2Escola, Aprendizagem, Ação Pedagógica e Subjetividade na Educação – EAPS

A escola e os processos de escolarização. O ensino e aprendizagem em diferentes contextos e níveis de ensino. A, criatividade e inovação na aprendizagem, nas ações pedagógicas e instituições educativas. O Processos Educacionais na Infância;  Alfabetização e Letramento no ensino fundamental  e na educação de jovens e adultos. As relações entre educação e subjetividade O sujeito que aprende e suas produções de sentido subjetivo. Os elementos objetivos e subjetivos do processo de formação do educador. Os aspectos cognitivos, afetivos, sociais, motivacionais e imaginários associados à prática pedagógica e à aprendizagem. A pesquisa na formação/atuação do educador.

  • 3Profissão Docente, Currículo e Avaliação – PDCA

História e historicidade da profissão docente. O cenário contemporâneo e a educação. Políticas públicas e suas repercussões na formação de profissionais para a educação básica: tendências e questões atuais. Perspectivas de análise do processo de desenvolvimento profissional. Formação do docente universitário: concepções e processos. Caminhos investigativos sobre a formação dos profissionais para a educação básica. A organização político-pedagógica da categoria profissional. Natureza, especificidade e categorias da organização do trabalho pedagógico em diferentes contextos de formação. Currículo e formação de profissionais da educação básica e superior. Currículo e saberes profissionais. Fundamentos teórico-metodológicos do trabalho pedagógico escolar e universitário. Dimensões do processo didático e a relação pedagógica. A centralidade da avaliação na organização do trabalho pedagógico, em suas diferentes dimensões e níveis de ensino.

  • 4Educação em Ciências e Matemática – ECMA

Aspectos históricos do ensino de Ciências e Matemática e seus fundamentos epistemológicos e sociológicos. Objetivos da educação científica e tecnológica e da educação Matemática. Análise da prática pedagógica, da formação docente e de diferentes contextos educacionais e níveis de escolaridade em que o conhecimento científico, tecnológico e matemático são difundidos. Relações entre Ciência-Tecnologia-Sociedade-Ambiente (CTSA) no ensino de Ciências. Programas, materiais e métodos de ensino de Ciências e Matemática. Processos de ensino e aprendizagem de conceitos científicos. Linguagem no ensino de Ciências e Matemática. Pensamento por conceitos.

  • 5Educação, Tecnologias e Comunicação – ETEC

Abrange diversos    eixos de interesses que se aproximam pelos elementos  aglutinadores:  agentes educativos, aprendizagem colaborativa,  arte, conhecimento, comunicação pedagógica, capital cultural, diversidade,  informática, interfaces estéticas virtuais, linguagens audiovisuais, mídias, mediações pedagógicas,  narrativas  audiovisuais, narrativas hipertextuais e tecnologias.

  • 6Educação ambiental e educação do campo – EAEC

Ecologia Humana como dimensão ontológica complexa da práxis pedagógica. O enraizamento dos seres humanos nas suas bases biológica e sócio-cultural como referências para pensar a Educação. A abordagem teórico-metodológica da epistemologia transdisciplinar e a dialógica entre o pensamento científico e as demais formas sociais de produção do conhecimento.

 A Educação Ambiental no contexto socioambiental brasileiro. Conhecimentos, valores, crenças, atitudes e vivências que contribuem para a construção do sujeito ecológico. Transversalidade como estratégia pedagógica de constituição de comunidades de aprendizagem. Epistemologia da complexidade e gestão ambiental, conceitos de crise e sustentabilidade. A dimensão educativa da arte, relações de gênero, etnias e seus aspectos interculturais. A escola como espaço socioambiental de construção do conhecimento e produção de sentidos. Processos formativos no contexto das relações comunitárias em instituições públicas e associações da sociedade civil.

 Princípios teórico-metodológicos da Educação do Campo para uma proposta de educação formal e não-formal que contemple as especificidades culturais, políticas e sócio-econômicas dos povos do campo. Políticas públicas, gestão participativa e escolas do campo. Processos formativos no contexto das escolas do campo, das relações comunitárias e na sociedade civil no meio rural. Movimentos sociais do campo, e redes sociais como espaços educativos.

  • 7Estudos Comparados em Educação – ECOE

A linha de pesquisa tem por objetivo a realização de estudos comparados nacionais e internacionais dos enfoques teórico-epistemológicos das pesquisas, discursos, propostas e práticas que envolvem a formação de professores e os sujeitos em contextos educacionais. Busca desenvolver uma intersubjetividade reflexiva capaz de proporcionar o alcance de saberes que sejam, cada vez mais, eficazes na ação, tendo em vista a possibilidade crítica da comunicação e do diálogo entre pessoas, grupos e nações. Parte do princípio comparativo de aprendizagem comunicativa que articula objetividades comuns e o que é possível de ser alcançado nas objeções mútuas. O objetivo não é enfraquecer as diversas pretensões de veracidade, mas, pelo contrário, estabelecer um vetor pelo qual elas possam se reconhecer, se orientar e, dessa maneira, se fortalecer, beneficiando-se da aprendizagem recíproca de experiências compartilhadas.

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