Você está aqui: Página Inicial Graduação Presencial Projetos Curriculares Projetos 3 Lista de Oferta Formação Geral - C Prof. Helvia Leite - Programa de Orientação Profissional

Prof. Helvia Leite - Programa de Orientação Profissional

Universidade de Brasília – UnB

Faculdade de Educação – FE

Projeto 3 – Programa de Orientação Profissional

Profªs Responsáveis: Hélvia Leite Cruz

Roteiro de Identificação do Projeto 3

1. A que campo temático o Projeto 3 se vincula? 

 Avaliação na Educação

 Currículo, Docência e Metodologia

 Formação Inclusiva

 Formação Geral

 Gestão na Educação

 Políticas e Educação

 Sujeitos e Subjetividade na Educação

 Tecnologia e Educação

R. O projeto compõe o campo temático intitulado: Formação Geral.

 

2.Título e código de identificação do Projeto:

R. Programa de Orientação Profissional, que é ofertado como Projeto Individualizado, PESPE, Código: 194689. Fase 1, 2 e 3. Os códigos das fases variam conforme a fase.

 

3.Professor Coordenador / Coordenadores do Projeto:

R. Professoras: Hélvia Leite Cruz e Maria Conceição da Silva Freitas.

 

4.Modalidade (presencial ou a distância):

R. No presente momento o projeto é ofertado apenas na modalidade presencial.

 

5.Área ao qual o Projeto se vincula: (Ex.: Educação e Trabalho, Educação Ambiental, outros...)

R.Está vinculado a área de Educação e Trabalho.

 

6.Fases em que o Projeto pode ser ofertado:

R.Fase 1, 2 e 3. Concomitantemente.

 

7. O Projeto será ofertado no 1º Semestre de 2011? Em caso positivo, indicar as fases:

R. Sim. Nas três fases.

 

8.Objetivos do Projeto:

R.O objetivo maior do Projeto é a vivência de experiências na área de Educação Profissional. Os alunos deste Projeto realizam estudos sobre Orientação Profissional; fazem pesquisa de campo acerca de questões que contribuem para a realização de Projetos de Orientação Profissional. Elaboram Projetos sobre Orientação Profissional e os desenvolvem, contribuindo assim, para o desenvolvimento da Educação Profissional.

 

9.Finalidades do Projeto:

R. Aproximar a teoria da prática na formação do Pedagogo;

    Explorar a atuação do Pedagogo no campo da Orientação Educacional;

  Vivenciar estudos, pesquisas e atividades de extensão na área da Educação Profissional.

 

10.Ações desenvolvidas:

R. Estudos individuais e de Grupos; Pesquisas de Campo; Estudos e Discussão sobre Elaboração de Projetos; Planejamento, Execução, Coordenação e Avaliação de Projetos na área de Educação Profissional.

 

11. Como funciona o Projeto? (pesquisa, extensão)

R. O Projeto é presencial. Normalmente, disponibilizamos uma tarde para os encontros presenciais. As demais atividades acontecem paralelamente ao semestre acadêmico. Neste semestre realizamos duas ações básicas, que foram: 1. Participação na Mostra de Cursos da UnB, na Semana Universitária. (os alunos deste projeto assumiram o stand da Pedagogia e foram os protagonistas da FE nessa Mostra). Eles estudaram sobre o curso de Pedagogia, planejaram e atuaram na Mostra de Cursos da UnB; Realizamos também  Projetos de Orientação Vocacional Profissional para os alunos do Colégio do Setor Oeste e para os alunos do Centro Educacional 2 de Sobradinho. Esta ação aconteceu por meio de sessões coletivas com estudantes do ensino médio dessas duas escolas. (O foco era a questão da escolha do curso pretendido na Universidade). Estamos planejando ainda, a 1ª Projetada da FE. Os alunos estão pesquisando informações sobre todos os Projetos 3 para disponibilizar para os estudantes da FE, matriculados nas turmas de Projetos 2. Ainda estamos discutindo as estratégias, pois estamos tendo um semestre atípico e talvez não haja tempo para fazermos uma informação direta para esses alunos. Estamos pensando em disponibilizar as informações na página da FE para auxiliar os estudantes na pré-matrícula dos Projetos 3 para o 1º semestre acadêmico de 2011.

 

12. O que estuda esse Projeto?

R. As atividades descritas se relacionam a três tipos de ações de Orientação Profissional.
1. Para os estudantes que querem conhecer o curso de pedagogia da FE/UnB (que pode ser o público interno e externo à UnB);

2. Para o público do ensino médio da rede pública do DF;

3. Para os próprios estudantes da FE matriculados na graduação do curso de pedagogia e que estão prestes a se matricular nos Projetos 3. Portanto, os alunos deste projeto deverão estudar questões teóricas da Orientação Vocacional Profissional, Profissiografias, e realizar levantamentos relacionados aos cursos da UnB, aos Projetos 3 do Curso de Pedagogia da Faculdade de Educação..

 

13. Qual a bibliografia básica do Projeto?

R. BOCK, S.D. Orientação profissional: a abordagem socio-histórica. São Paulo: Cortez, 2002. 

AYUB, N.K. Orientação profissional: mitos e verdades. Prospectiva. Porto Alegre, V.3, n. 25, 58-73, 1999.

CARVALHO, Maria Margarida M J de. Orientação profissional em grupo:  Teoria e técnica.   Campinas: Psy, 1995.   260 p. - 37.048.4  C331o

DELORS, J. Educação: um tesouro a descobrir. Relatório para a UNESCO da Comissão Internacional sobre Educação para o século XXI. São Paulo: Cortez, Brasília. MEC/UNESCO, 2006.

FERRETTI, C.J. Uma nova proposta de orientação profissional. São Paulo: Cortez,  1988.

Fundação Carlos Chagas/MTb/SMO/CIOP.

                     Relatório de Pesquisa Novas Metodologias para Material de Informação Profissional. (mimeo), 1985.

GIACAGLIA, L.R.A. Orientação vocacional por atividade: uma nova te4oria e uma nova prática. São Paulo: Pioneira, 2003.

LUCCHIARI, D.H. Pensando e vivendo a orientação profissional. São Paulo: Summus, 1993.

LUCCHIARI, Dulce Helena S. O que é escolha profissional.     São Paulo: Brasiliense, 1988.   69 p. : (Coleção primeiros passos ;212)  ISBN 8511012125 - 37.048.4  L934q

 

14.Em que horário é ofertado?

R. Os encontros com os estudantes acontecem nas segundas-feiras, das 14 às 18h. Porém as atividades são realizadas em outros horários disponíveis dos alunos. Procura-se atender ao tempo previsto na definição curricular para os Projetos 3.

 

15.Existe um limite de vagas ofertadas? Qual o mínimo? Qual o máximo?

R. O mínimo para que o Projeto funcione são 5 alunos. O desejável são 15 alunos por semestre, mas, este quantitativo pode chegar, por enquanto, ao máximo de 20 alunos.

 

16.Existe garantia de continuidade da oferta? (O professor dá o projeto em um semestre e escolhe não ofertá-lo no próximo semestre).

R. Existe sim, porque a ideia é que o Projeto seja constitutivo da área e portanto, deverá ser assumido pela área e não apenas por determinados professores.

 

17.Há pré-requisitos para se cursar o Projeto?

R. Formalmente não há exigência de pré-requisitos, mas, espera-se que o aluno curse disciplinas relacionadas, como: Orientação Educacional, Educação e Trabalho, Orientação Vocacional Profissional, Economia da Educação, Tópicos Especiais em Orientação Educacional, além dos Projetos 1 e 2.

 

18.Há organicidade entre o projeto 3 e os demais (por exemplo: projetos 4 e 5)?

R. Sim. Após a oferta do Projeto 3, em dois semestres consecutivos, os alunos pediram que fossem ofertados o Projeto 4 e o Projeto 5. Observa-se, então, que a existência de um Projeto 3, leva a necessidade de: 1) manter a frequência da oferta, e 2) Dar continuidade ao Projeto.

 

19.Existe continuidade entre o Projeto ofertado e a Pós-Graduação?

R. Sim. Na pós-graduação da Faculdade de Educação existe uma área de pesquisa relacionada diretamente a política pública de Educação Profissional.

 

20.O projeto tem relação com a formação profissional que o mercado de trabalho exige?

R. Sim. Uma das possibilidades de atuação do Pedagogo se relaciona com o campo da Educação Profissional. O licenciado em Pedagogia pode vir a ser contratado como Orientador Educacional e como tal, atuará tanto no campo pessoal, no campo acadêmico ou profissional na orientação dos alunos. A Orientação Profissional se reveste de grande importância diante de um mundo em que o Trabalho sofre grandes transformações, vive-se um momento em que o mercado de trabalho impõe novas exigências em um mundo globalizado. Neste sentido, cada vez mais se impõe a Orientação Profissional para que o orientando se situe e se coloque criticamente em relação ao seu contexto.

 

21.Faça um pequeno histórico do Projeto:

R. O Projeto 3: Programa de Orientação Profissional surge da necessidade de proporcionar aos estudantes de Pedagogia experiências no campo da Educação Profissional. Estudos teóricos demonstram que o campo da Orientação Profissional é o fundamento de origem da Orientação Educacional. Não se trata de reconfigurar a habilitação da Orientação Educacional, mas, qualquer atuação do Pedagogo Orientador Educacional passa pelo redimensionamento de sua atuação, que considere a Educação Profissional como orientação para o projeto de vida dos estudantes. Os argumentos para essa priorização se baseiam na necessidade da retomada de questões relacionadas ao autoconhecimento, a escolha profissional, as atuais metamorfoses do trabalho, a concepção de profissão, as competências que a educação profissional requer, enfim, a Orientação Profissional que a contemporaneidade exige.

Ações do documento
« Abril 2014 »
Abril
DoSeTeQuQuSeSa
12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
27282930
Ver eventos

Abril

Maio

Junho

Julho

Agosto

Setembro

Nenhum evento para este mês.
Nenhum evento para este mês.
Nenhum evento para este mês.
Nenhum evento para este mês.
Nenhum evento para este mês.
Nenhum evento para este mês.

Faculdade de Educação - UnB © Todos os direitos reservados

Campus Universitário Darcy Ribeiro - Faculdade de Educação - Asa Norte  Brasília - DF - Cep: 70.910-900

Telefones: +55 0xx61 3107-6151 / +55 0xx61 3107-6154

fed@unb.br