Aprendizagem e Desenvolvimento das Pessoas com Necessidades Educacionais Especiais

Universidade de Brasília – Faculdade de Educação

Departamento de Teoria e Fundamentos

Área de Educação Especial e Inclusiva

Profª: Dra. Sílvia Ester Orrú – E-mail: Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

Disciplina: Aprendizagem e Desenvolvimento das Pessoas com Necessidades Educacionais Especiais

Código: 194671 Período: 1/2011

Créditos Totais: 04

 

Ementa
Objetivos
Conteúdo programático
Avaliação
Bibliografia básica
Bibliografia complementar
Endereço da disciplina no Moodle


Ementa:

Estudo das características do desenvolvimento e aprendizagem das pessoas com necessidades educacionais especiais, visando propostas educacionais.

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Objetivos:

a) Conhecer as diferentes perspectivas históricas da aprendizagem e do desenvolvimento das pessoas com necessidades educacionais especiais, possibilitando uma análise crítica do contexto sócio-educacional;

b) Compreender o processo de desenvolvimento das pessoas com necessidades educacionais especiais, como forma específica do desenvolvimento humano;

c) Compreensão dos principais fatores que interferem na aprendizagem das pessoas com necessidades educacionais especiais.

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Conteúdo Programático:

Unidade 1 - Contextualização histórica do desenvolvimento das pessoas com necessidades educacionais especiais (PNEEs).

- Implicações das principais abordagens de enfoque sobre o desenvolvimento e a aprendizagem das pessoas com NEEs.

- Implicações sobre desenvolvimento e aprendizagem do aluno com necessidades educacionais especiais: inatismo, ambientalismo e interacionismo. (texto 1)

- Abordagem Comportamental: uma forte tendência no trabalho junto ao aluno com NEEs.

- A deficiência intelectual na perspectiva das abordagens construtivista e histórico-cultural. (texto 2)

- A abordagem histórico-cultural e suas contribuições para a educação especial/inclusiva. (texto 3)

Unidade 2 - Desenvolvimento das pessoas com necessidades educacionais especiais

- Importância da família e da escola como contextos sociais para o desenvolvimento do aluno com NNEs. (texto 4)

- Importância da formação acadêmica das PNEEs para sua integração no trabalho de trabalho. (texto 5)

- Atividades práticas e diárias de vida independente para a construção da autonomia da PNEEs.

Unidade 3 - Os processos de aprendizagem dos alunos com necessidades educacionais especiais.

- Fatores que interferem na aprendizagem. (texto 6)

- Removendo barreiras para a aprendizagem.

- Atendimento Educacional Especializado: o que é e como fazer? (texto 7)

- Formação de professores para uma educação inclusiva.

- Recepção do aluno com NEEs no ambiente escolar:

- Adaptações arquitetônicas.

- Biblioteca escolar ou sala de leitura.

- Parques infantis acessíveis a todas as crianças.

- Mobiliário escolar para todos.

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Avaliação:

Envolverá interesse, participação e desempenho do aluno nas atividades propostas e se expressará nas menções seguintes: SS, MS, MM, MI e SR.

Os instrumentos de avaliação utilizados na disciplina serão:

- Relatório dos textos lidos e trabalhados. Pontos: 0,5 cada texto.

- Relatório de filme: narrar e comentar um filme que aborde o tema da deficiência. Pontos: 0,5

- Relatório de visita em uma das escolas ou instituições especializadas. Pontos: 0,5

- Auto-avaliação: Pontos: 0,5

- Seminário em grupo: Pontos: 5,0

Temas:

- Processos de Aprendizagem e desenvolvimento do aluno com deficiência intelectual (grupo 1)

- Processos de Aprendizagem e desenvolvimento do aluno com Síndrome de Down (grupo 2)

- Processos de Aprendizagem e desenvolvimento do aluno com deficiência visual (cego e com visão reduzida) (grupo 3)

- Processos de Aprendizagem e desenvolvimento do aluno com deficiência auditiva (grupo 4)

- Processos de Aprendizagem e desenvolvimento do aluno com surdocegueira (grupo 5)

- Processos de Aprendizagem e desenvolvimento do aluno com paralisia cerebral: utilização de recursos tecnológicos (grupo 6)

- Processos de Aprendizagem e desenvolvimento em alunos com Altas Habilidades/Superdotação (grupo 7)

- Processos de Aprendizagem e desenvolvimento do aluno com TGD – (especificidades das sindromes do autismo e de Asperger) (grupo 8)

- Processos de Aprendizagem e desenvolvimento do aluno com TDAH (grupo 9)

- Processos de Aprendizagem e desenvolvimento do aluno com necessidades especiais transitórias (grupo 10)

Critérios de avaliação:

- Pontualidade na entrega dos trabalhos solicitados.

- Apresentação oral do trabalho em grupo com clareza e coerência, criatividade, domínio de conteúdo e qualidade dos recursos didáticos.

- Os trabalhos escritos deverão expressar autonomia de pensamento, coesão e coerência textuais, evidenciando análise e reflexão sobre o tema. Deverá conter bibliografia.

- Os seminários não precisarão ter a versão escrita. Entretanto, cada grupo deverá entregar aos colegas um resumo do tema apresentado.

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Bibliografia básica:

Texto 1: Implicações das teorias do desenvolvimento e da aprendizagem para as pessoas com necessidades educacionais especiais. Material disponível em: http://penta2.ufrgs.br/edu/

 

Texto 2: Fernandes, M.L.C.N. e Magalhães, S. M.C.A. A deficiência mental na perspectiva de Piaget e Vygotsky. Em: R.C. Magalhães (Org.): Reflexões sobre a diferença: uma introdução à Educação Especial. Fortaleza: Demócrito Rocha, 2003, p. 102-113.

 

Texto 3: BERNAL, C.M.F. Desenvolvimento e aprendizagem dos alunos com deficiência: subsídios da abordagem histórico-cultural.

Polêmica, v. 9, n. 1, p. 84 – 91, janeiro/março 2010

 

Texto 4:

BATISTA, S.M.; FRANÇA, R.M. Família de pessoas com deficiência: Desafios e superação. Revista de divulgação técnico-científica do ICPG. Vol. 3 n. 10 – jan/jun., 2007.

Texto 5: AMARAL, L. A. Mercado de trabalho e deficiência. Unesp: Revista Brasileira de Educação Especial, 1992, p. 127-136.

 

Texto 6: OLIVEIRA, Marco. Os Fatores Relacionados À Aprendizagem, Ao Fracasso Escolar E À Educação Especial. Publicado no Recanto das Letras em 23/06/2008.

 

Texto 7: SANTOS, R. Sala de recurso: atendimento especializado ou reforço escolar? Disponível em: http://artigos.netsaber.com.br/resumo_artigo_21368/artigo_sobre_sala_de_recurso:_

atendimento_especializado_ou_refor%C3%87o_escolar s/d.

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Bibliografia complementar:

 

BRASIL. Secretaria de Educação Especial - SEESP. Publicações. Disponível em: http://artigos.netsaber.com.br/resumo_artigo_21368/artigo_sobre_sala_de_recurso:_

atendimento_especializado_ou_refor%C3%87o_escolar

 

CARVALHO, R. E. Removendo barreiras para a aprendizagem. Porto Alegre: Mediação, 2002.

 

COLL, César: Palácios. J e Marchesi. A. - Desenvolvimento Psicológico e Educação: necessidades educativas especiais e aprendizagem escolar. Porto Alegre: Artes Médicas, 1995. v.3.

 

REILY, L. Escola inclusiva: linguagem e mediação. Campinas: Papirus, 2004.

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