A Cátedra UNESCO de Educação a Distância da UnB
Seja bem-vindo! Seja bem-vinda!
Este é o ambiente virtual da Cátedra UNESCO de Educação a Distância da UnB
A Cátedra UNESCO de Educação a Distância, estabelecida na Universidade de Brasília em 1994, estimula a reflexão sobre políticas públicas de educação e o acesso livre ao conhecimento científico como bem público. Espera-se que possa constituir-se como ambiente virtual de referência sobre a educação mediada por tecnologias, por meio dos conteúdos socializados e postados nas diversas áreas que o compõem: ensino [graduação, especialização], pesquisa [sobre a história desta Cátedra, publicações da equipe e de outros na área de tecnologias na educação], extensão [eventos da Cátedra, cursos, o PEAC], multimedia [imagens, vídeos, softwares, tutoriais, jogos, objetos de aprendizagem], Rede de Aprendizagem [RedAlue, Gestalent, RedCued], entre outras.
Parceiros:
Seus parceiros são definidos nos respectivos projetos e programas, segundo a natureza das ações e os apoios recebidos. Alguns, nacionais e internacionais, permanecem desde o início das atividades em 1994, outros são mais regionais. Para se ter uma idéia das parcerias:
- na UnB: Faculdade de Educação, Departamento de Métodos e Técnicas e Cátedra UNESCO de Educação a Distância; Decanato de Extensão [Interfoco, DTE e outros setores]; Assessoria de Comunicação Social; UnBTV; Centro de Produção Cultural Educativa; Centro de Processamento de Dados; Diretoria de Ensino a Distância (DEG/UAB); Editora da UnB, Observatório do Movimento pela Tecnologia Social na América Latina, do Centro de Desenvolvimento Sustentável; Biblioteca; Assessoria de Assuntos Internacionais, Biblioteca Central, Núcleo da Universidade Aberta do Brasil (UAB);
- no Brasil e DF: Ministério de Ciência e Tecnologia, Ministério da Cultura, Ministério de Educação, (CAPES/UAB, FNDE, SEB, SEESP, TV Escola, Proinfo, Programa Mídias na Educação), Secretarias Municipais e Estaduais de Educação, Governo Estadual do Acre, Secretaria de Educação do Distrito Federal, especialmente a EAPE, Gerência de Multimídia, Canal E, Núcleos de Tecnologia Educacional, Diretorias Regionais de Ensino), UniRede, Universidades consorciadas da UniRede.
- internacionais: UNESCO (Área de Comunicação e Informação), Embaixadas e Universidades da América Latina, Austrália, Canadá, EUAUnião Européia (Espanha, França (Univeridade de Poitiers, OAVUP), Portugal, Reino Unido)
Atividades principais:
As atividades da Cátedra UNESCO de Educação a Distância realizam-se em Brasília, sede de eventos, palestras, oficinas, cursos de graduação, extensão, especialização, lançamento de publicações. Os participantes são provenientes da comunidade do DF e outros Estados brasileiros, em especial os matriculados nos cursos de graduação e especialização e extensão a distância para professores, tutores e técnicos da UAB/UnB e nacional.
Suas atividades são presenciais e transmitidas pela Internet, por meio de parcerias estratégicas com setores da UnB, o que garante transmissão em vídeo pela UnBTV e webconferências veiculadas do local de realização das atividades, por meio de Sala Virtual da RNP/UnB. Sistematiza e digitaliza documentos e publicações diversas, socializadas por meio de cursos e eventos de extensão, de aprendizagem, cursos de formação inicial e continuada a distância e/ou on-line, Boletim Informativo e ambiente virtual [www.fe.unb.br/ catedraunescoead].
Estimula o exercício da autoria em publicações impressas, audiovisuais, sonoras, multimídia, webconferências, objetos de aprendizagem e a consolidação de comunidades de trabalho e aprendizagem em rede (CTAR) entre docentes, estudantes, técnicos e interessados
na área de tecnologias na educação, por meio de ações integradas de ensino, pesquisa
e extensão.
A extensão universitária é via privilegiada de divulgação de informações, experiências, produções, descobertas, saberes, em prol da inclusão digital e social, de que participam especialistas de institutos, faculdades, departamentos, órgãos, centros da UnB, com apoio do Decanato de Extensão e da Faculdade de Educação, cooperação nacional e internacional de setores governamentais, organismos e instituições de educação.
Suas atividades são socializadas e acessadas via ambientes virtuais de aprendizagem [Ambiente Virtual Aprender/ UnB; Moodle UAB/UnB; Moodle da FE-Virtual/UnB]. São divulgadas por meio de folders, cartazes, mala direta e matérias e entrevistas com especialistas realizadas com a cooperação da Assessoria de Comunicação, que as divulga no Portal da UnB.
Em algumas das atividades, participam especialistas convidados de universidades e centros de pesquisa do Brasil, Argentina, Espanha, França, Portugal, Canadá, entre outras. Pode-se afirmar, com segurança, a abrangência regional, nacional, internacional de suas ações.
O mapa conceitual permite visualizar melhor a amplitude de algumas de nossas ações e atividades: