Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

Ferramentas Pessoais
Acessar
Seções
Você está aqui: Página Inicial Cátedra UNESCO de Educação a Distância Áreas Menu Publicações Monografias sobre TICs na Educação

Monografias sobre TICs na Educação

O uso das tecnologias na educação : computador e Internet

Autor: Ana Paula Rocha de Andrade Orientador: Bruno Saback Gurgel Data: 11-06-11 Resumo: O uso das tecnologias nas escolas em especial a internet e o computador se amplia nesse novo cenário do século XXI, no entanto, não é de hoje que pensadores e pesquisadores vêm falando deste assunto. Com o avanço da globalização a tecnologia passou a ser inserida no cotidiano e as informações e os conhecimentos chegam com maior intensidade e freqüência até nós por meio dos computadores e da internet. Este trabalho discute a importância do uso dessas tecnologias na educação de jovens do ensino fundamental. Foi feito revisão bibliográfica sobre o assunto, com isso fez se uma explanação dando ênfase no porquê de sua utilização, baseado na problemática de se obter um processo de desenvolvimento cognitivo que seja dinâmico e desafiador aos aprendizes explorando suas múltiplas competências. Qual é o papel do professor nesse processo, onde se torna importante a sua formação continuada e o papel do Estado diante dessa explosão tecnológica. Com este trabalho foi possível constatar a importância das tecnologias como ferramentas pedagógica na sociedade e ainda, a importância da formação continuada para o professor.

Leia mais…

A formação de professores acerca de novas tecnologias na educação

Autor: Solange Campelo Girardi Orientador:Bruno Saback Gurgel Data: 11-06-11 Resumo:O objetivo desse estudo é problematizar o campo das tecnologias educacionais, enfatizando para a formação continuada tecnológica dos docentes com o objetivo fundamental de exercer o processo ensino-aprendizagem com qualidade, que tem como princípio a transferência cultural, para que as pessoas estejam aptas a viverem em sociedade com a capacidade de desenvolver suas potencialidades, e consequentemente a evolução da sociedade; cidadão capaz de serem responsáveis pelo seu próprio desenvolvimento e que possam interpretar, criticar, modificar paradigmas, pelos quais o mundo globalizado, inserido de diversas tecnologias, constantemente passa. Este estudo apresenta uma pesquisa literária sobre tecnologia na educação, enfatiza a importância do educador como mediador de informações, define tecnologia, e exemplifica ferramentas tecnológicas utilizadas na educação. A pesquisa traz importante contribuição sobre o assunto e pretende servir de estímulo para posteriores estudo e investigação sobre a utilização da tecnologia na educação.

Leia mais…

Importância das TIC’s na educação ambiental

Autor:Soraia Rezek Orientador: Roger Maia Dias Ledo Data: jun-2011 Resumo: O meio ambiente requer a cada dia maior comprometimento da população, no que se aos cuidados do homem, no sentido de preservar nossos recursos naturais. Dessa forma, reconhece-se a importância de desenvolver hábitos e valores na população. A educação ambiental deve ser trabalhada nas escolas de forma mais abrangente, utilizando as mais diversas formas de aprendizado para estimular o aluno e envolvê-lo em uma proposta que além do conhecimento, traga a consciência da importância do tema. A pedagogia de projetos surge como uma proposta inovadora, capaz de trazer estímulo para alunos e professores através do recurso interativo das tecnologias. A re-significação dos conteúdos através de propostas inovadoras traz motivação para os alunos aprenderem e participarem ativamente das atividades. O projeto de ação apresentado neste trabalho, baseado no uso das novas tecnologias de comunicação e informação para conscientizarem os alunos, através de recursos tecnológicos, da importância de preservar os recursos naturais, trazendo significativos benefícios para a qualidade de vida para as pessoas e o meio ambiente. As propostas desse projeto foram colocados em prática em uma escola pública do Distrito Federal com ampla aceitação por toda comunidade escolar.

Leia mais…

Biblioteca escolar infantil : organização da informação frente à tecnologia

Autor: Jordanne Gonçalves dos Santos Orientador: Ivette Kafure Muñoz Data:1-07-10 Resumo: Trata da inserção da tecnologia no universo infantil, especialmente na educação infantil por meio de implantação de uma biblioteca eletrônica nas bibliotecas tradicionais de escolas infantis, jardins de infância, creches, pré-escolas e demais instituições equivalentes que fornecem educação para crianças de 0 a 6 anos de idade. Aborda conceitos de educação, educação infantil, biblioteca eletrônica, virtual e digital. Fala da importância da organização da informação nas bibliotecas escolares infantis com o uso da tecnologia e a contribuição do bibliotecário neste contexto. Apresenta proposta de como iniciar a biblioteca eletrônica na escola infantil.

Leia mais…

EaD : democratizando a educação através da modalidade a distância

Autor: Raquel Caixeta Faria Orientador: Anne Caroline Dias Neves Data: 11-06-2011 Resumo: Este estudo sobre Educação a Distância vem juntar-se a muitos outros, que visam analisar o processo educativo da EaD, que almejam conhecer seu funcionamento e passar a compreendê-lo. Para aqueles que nela acreditam como modelo capaz de permitir a formação de professores, este dispõe de diversas informações, esclarecimentos e incentivos. A Educação a Distância (EaD) trata-se de aulas não presenciais, ou com poucos encontros presenciais. Atualmente esta modalidade de ensino mostra-se tão eficaz quanto a presencial, onde o tabu de desconfiança já foi quebrado por muitos povos. É um fato importante em todas as partes do mundo a necessidade da democratização do saber, da introdução de novas formas de ensino e de aprendizado (scheer, 1999). É um sistema de comunicação bidirecional, que substitui a interação pessoal na sala de aula, entre professor e aluno, sendo hoje um meio preferencial de ensino, tanto pela ação sistemática e conjunta de diversos recursos didáticos, quanto pelo apoio de sua organização e tutoria que propiciam a aprendizagem independente e flexível dos alunos (gracia, 1994).

Leia mais…

Educação a distância no contexto do Sistema Universidade Aberta do Brasil - UAB

Autor: Waleska Resende Gonçalves Orientador: Bernardo Kipnis Data: 2008 Resumo: A educação a distância vem crescendo rapidamente em todo o mundo, incentivados pelas possibilidades decorrentes das novas Tecnologias da Informação e da Comunicação. Cada vez mais cidadãos e instituições vêem nessa forma de educação um meio de democratizar o acesso ao conhecimento e de expandir oportunidades de aprendizagem ao longo da vida.E incontestável hoje a preocupação de todos em oferecer a sociedade um ensino de qualidade, com vistas a real formação do cidadão das diferentes esferas sociais e é em busca desta inclusão social e do respeito as diferenças visando a real transformação desta que governo, sociedade civil e sistemas de ensino chegam a um denominador comum sobre a necessidade de se garantir a universalização da Educação Básica e do Ensino Superior.Neste cenário é que o Sistema Universidade Aberta do Brasil visa o oferecimento de cursos à distância cuja clientela são aqueles cidadãos que não tem acesso ao ensino presencial, dandose também condições de ampliação do “acesso, permanência e sucesso” ao ensino superior neste contexto a UAB surge como uma alternativa para romper barreiras.

Leia mais…

Percepção dos servidores de um órgão do Poder Executivo Federal sobre a educação a distância

Autor: Janeina Marcolino Orientador: Miramar Ramos Maia Vargas Data: 2009 Resumo: O presente estudo teve como objetivo principal identificar a Percepção dos Servidores de um Órgão do Poder Executivo Federal sobre a Educação a Distância – EAD como modalidade de ensino-aprendizagem. Para essa finalidade, foi inicialmente realizada uma revisão da literatura acerca do conceito da EAD; sua trajetória desde a utilização de correspondências aos dias atuais, mediada pelas Novas Tecnologias da Informação e de Comunicação (NTIC’s); as barreiras e os desafios para implantação dessa modalidade de ensino no serviço público; o advento das Universidades Corporativas. Em seguida foi realizada uma pesquisa para uma amostra de 500 servidores, por meio do “Instrumento de Percepção de Ensino a Distância” (IPED), de Vargas. O instrumento é composto por 24 itens distribuídos em dois fatores denominados: “Aceitação da EAD” e “Resistência ao uso do computador”. As respostas do instrumento foram analisadas com o auxílio do Statistical Package for Social Sciences (SPSS). Os dados apontaram que as médias para os dois Fatores – “Aceitação da EaD” e “Resistência ao Uso do Computador” e o baixo desvio padrão, sinalizam que os servidores participantes da pesquisa estão em dúvida com relação ao uso da Educação a Distância como modalidade de ensino-aprendizagem e ainda não apresentam um alto grau de familiaridade com essa tecnologia. O resultado sugere à instituição o desenvolvimento de ações que possam modificar a opinião dos servidores com relação a EAD, bem como, um investimento em cursos na área de Tecnologia da Informação.

Leia mais…

Viabilidade de implantação de um modelo de universidade corporativa no Poder Judiciário

Autor: Hermínia Lúcia Santos de Oliveira Orientador: Miramar Ramos Maia Vargas Data: 2009 Resumo: O presente trabalho teve como objetivo geral investigar como estão sendo realizadas as atividades de treinamento e desenvolvimento em um Órgão do Poder Judiciário, verificando sua adequação às necessidades de aprendizagem das organizações no século XXI. O estudo está fundamentado em uma pesquisa exploratória, envolvendo a utilização da abordagem qualitativa e quantitativa, além de análise documental e foi realizada no Superior Tribunal de Justiça (STJ). A pesquisa qualitativa foi realizada por meio de entrevistas individuais semiestruturadas, com o objetivo de investigar a percepção de servidores e gestores sobre as mudanças ocorridas com a implantação do modelo de educação corporativa. Foram selecionados três grupos de sujeitos para participar dessas entrevistas: a) gestores estratégicos; b) servidores da área de gestão de pessoas e c) servidores que participam de ações educacionais disponibilizadas pelo Órgão. O resultado da análise das entrevistas apontou que os investigados perceberam mudanças favoráveis nas ações educacionais após a implantação da educação corporativa. Os dois primeiros grupos mostraram-se altamente favoráveis à utilização da Educação a Distância (EAD), tida como relevante para aumentar a acessibilidade dos servidores às ações educacionais. O terceiro grupo mostrou desconhecimento sobre as vantagens e a eficácia da EAD. Esse último resultado foi reforçado pelos resultados da pesquisa quantitativa, feita com a aplicação de um instrumento que buscou investigar a percepção dos servidores ocupantes de cargos comissionados lotados em gabinetes de ministro sobre a eficácia e vantagens da educação a distância. Participaram da pesquisa quantitativa um total de 199 sujeitos, dos quais 151 responderam ao questionário entregue, equivalendo a 60,64% da população investigada. Em relação às duas dimensões do instrumento aplicado, eficácia e vantagens, os dados apontam que os servidores não acreditam muito na eficácia, embora identifiquem algumas vantagens nessa modalidade de ensinoaprendizagem. Com relação à implantação de um modelo de universidade corporativa no STJ, foi observado que dos dez componentes fundamentais para o sucesso da universidade corporativa, a Instituição atende a cinco.

Leia mais…

Reduzindo distancias : a interação na educação a distancia proporcionando a construção de conhecimento

Autor:Priscila Batista Nucci Orientador: Sérgio Ferreira do Amaral Palavras-chaves: Educação a distancia , Interação , TelEduc (Programa de computador) Data de Publicação: 2002 Local de Publicação: Campinas, [SP ; Orientador: Sergio Ferreira do Amaral Instituição: Universidade Estadual de Campinas . Faculdade de Educação Nível: TCC Resumo:Essa pesquisa partirá da análise da comunicação e relações estabelecidas entre formadores e professores-aprendizes e entre professores aprendizes com professores aprendizes ao utilizarem as ferramentas de comunicação do Ambiente Teleduc como auxílio na realização das atividades propostas no curso. Para tanto foi selecionada uma atividade de cada disciplina abordada durante o curso. Dessas atividades foram destacados os objetivos esperados, a proposta da mesma e informações sobre quais ferramentas de comunicação estqavam disponíveis para que as interações ocorressem.

Leia mais…

O computador na escola : sentidos que surgem da interação das crianças com a tecnologia

Autor: Carla Inez Lima de Freitas Orientador:Margarete Axt Palavras-chaves: ambiente de aprendizagem-brinquedo-computador na educação-criatividade-educação infantil Data da defesa: 2008 Instituição:Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Pedagogia. Resumo:O foco dessa investigação são os processos de produção de sentidos a partir dos enunciados de alunos, em processo de alfabetização, quando em interação com tecnologias disponíveis no laboratório de informática de uma escola localizada na periferia de Porto Alegre. As tecnologias utilizadas são o uso do computador para a escrita e o desenho, os softwares e os jogos online acessados pelas crianças no laboratório de informática. Os sentidos que ressoaram durante a realização da pesquisa foram: as relações de brincar e o computador como brinquedo, a possibilidade de decisão como construção de autoria, na relação da criança com o domínio da tecnologia e as inferências que aparecem no manuseio dos computadores e sofwares possibilitando, de certa forma, o avanço nas habilidades de escrita e leitura, entre outras. Os pressupostos teóricos utilizados nas análises foram os conceitos de sentido e autoria desenvolvidos por Mickhail Bakhtin, bem como o conceito de inferência, como proposto pelo epistemólogo Jean Piaget. Ao final, discuto como a interação com o computador pode modificar a relação com a escrita, com o desenho e com as atitudes dos alunos relacionadas à possibilidade de decisão na aprendizagem de conceitos.

Leia mais…

TCC - Educação Inclusiva. Margareth Eloiza da R. Silva. 2005.

Este é um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) do Curso PIE, apresentado como requisito parcial à obtenção do título de graduada em Pedagogia. Tema: Educação Inclusiva dos Portadores de Necessidades Especiais. Da Inclusão negativa à inclusão afirmativa. Cursista autora:Margareth Eloiza da Rocha Silva. Profª Mediadora: Sandra Zita Silva Tiné. Brasília - 2005. Faculdade de Educação da UnB -

Leia mais…

TCC - O Lúdico e a Educação Infantil. Jacinta Maria de Carvalho.2005.

Este é um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) apresentado como requisito parcial à obtenção do título de graduada em Pedagogia no Curso PIE. Tema: O Lúdico e a Educação Infantil. Cursista Autora: Jacinta Maria de Carvalho. Profª. Mediadora: Sandra Zita. Brasília - 2005. Faculdade de Educação da UnB. -

Leia mais…

Ações do documento
« Julho 2014 »
Julho
DoSeTeQuQuSeSa
12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
2728293031
Ver eventos

Julho

Agosto

Setembro

Outubro

Novembro

Dezembro

Nenhum evento para este mês.
Nenhum evento para este mês.
Nenhum evento para este mês.
Nenhum evento para este mês.
Nenhum evento para este mês.
Nenhum evento para este mês.

Copyright © Faculdade de Educação - UnB - Todos os direitos reservados

Cátedra UNESCO de Educação a Distância - Campus Universitário Darcy Ribeiro Edifício FE-5 - sala AT 70/7 - Asa Norte -  Brasília - DF Cep: 70.910-900

Telefones: +55 0xx61 3307-2130 ramal 231 - FAX: +55 0xx613307-3826

catedra.fe@gmail.com