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Livros, Artigos e Revistas de interesse na área de TICs na Educação

EAD-EDA – Educação a distância: o estado da arte
Design instrucional na prática
WebQuest: um desafio para o professor!
Formação de educadores a distância e integração de mídias
Tecnologias na formação e na gestão escolar
Cartografia cognitiva
Tecnologias emergentes: organizações e educação
Handbook of Research on E-Learning Methodologies for Language Acquisition
SENAI 24 horas
As tecnologias da informação e a comunicação e a formação profissional: refletindo sobre aprendizagem e desafios
Diseño Instruccional y Nuevas Generaciones
Moodle - Estratégias Pedagógicas e Estudos de Caso
La red de Internet representada en un plano
Livro-Implantação e gestão de repositórios institucionais: políticas, memória, livre acesso e preservação
Implantação e gestão de repositórios institucionais
Livro Implantação e gestão de repositórios institucionais: políticas, memória, livre acesso e preservação
“The Excellent Online Instructor” - novo livro de Rena Palloff & Keith Pratt
Livro Buenas Prácticas de e-Learning
Livro: Concepción y tendencias de la educación a distancia en América Latina
Livros OEI sobre educação, tecnologia, ciência e sociedade na América Latina
Claves para la Educación
¿Por qué va ganando la educación a distancia?
Ubiquitous learning environment
Vicki Jones and Jun H. Jo School of Information Technology Griffith University Gold Coast Education has undergone major changes in recent years, with the development of digital information transfer, storage and communication methods having a significant effect. This development has allowed for access to global communications and the number of resources available to today’s students at all levels of schooling. After the initial impact of computers and their applications in education, the introduction of e-learning and m-learning epitomised the constant transformations that were occurring in education. Now, the assimilation of ubiquitous computing in education marks another great step forward, with Ubiquitous Learning (ulearning) emerging through the concept of ubiquitous computing. It is reported to be both pervasive and persistent, allowing students to access education flexibly, calmly and seamlessly. U-learning has the potential to revolutionise education and remove many of the physical constraints of traditional learning. Furthermore, the integration of adaptive learning with ubiquitous computing and u-learning may offer great innovation in the delivery of education, allowing for personalisation and customisation to student needs. Keywords: digital information, global communications, ubiquitous learning Disponível em: http://www.ascilite.org.au/conferences/perth04/procs/pdf/jones.pdf
Livro: Concepción y tendencias de la educación a distancia en América Latina
Livros OEI sobre Educação, Tecnologia, Ciência e Sociedade na América Latina
Claves para la Educación
¿Por qué va ganando la educación a distancia?
O computador na sociedade do conhecimento
Este conjunto de textos escritos por José Armando Valente e por seus colegas do Núcleo de Informática Aplicada à Educação, da Universidade Estadual de Campinas, possivelmente desagradará os que privilegiam o ensino como forma de reproduzir a cultura vigente, mediante uma inserção calculada das crianças e dos jovens na vida comunitária. A preocupação dos autores do presente trabalho se centra no papel que pode desempenhar a escola na preparação dos estudantes para enfrentar as mudanças do mundo contemporâneo. Sua visão do ensino, entretanto, não o isola do contexto cultural em que se situa. Ao contrário, o que se propõe é uma contínua interação da escola com outras instituições sociais com vistas à gradual transformação cultural de todos os componentes, sem os quais as expectativas em torno da aprendizagem não podem realizar-se de modo satisfatório. Tal proposta implica não somente uma nova mentalidade como também novas práticas pedagógicas.
Liberando a Mente - Computadores na Educação Especial
Autor: José Armando Valente Ano de publicação: 1991 Nos últimos 10 anos, a Universidade Estadual de Campinas, e particularmente o grupo liderado pelo Dr. José Armando Valente, primeiro no Núcleo de Informática Biomédica, e depois no Núcleo de Informática em Educação, se notabilizou por avançadas pesquisas utilizando computadores e a linguagem LOGO, para diagnóstico e reabilitação de crianças e jovens deficientes físicos e mentais. Este livro nasceu em parte do projeto desenvolvido pelo Prof. Valente e numerosos docentes de várias unidades da UNICAMP, intitulado "Disseminação dos conhecimentos sobre como usar o computador na educação de crianças excepcionais", sob o patrocínio da OEA. É, portanto, uma coletânea de artigos que foram produzidos como resultado deste intenso e abrangente trabalho. Além de relatar a experiência dos autores, procura elaborar um questionamento do valor do computador no processo ensino-aprendizado em educação especial.
Educação e ciberespaço : estudos,propostas e desafios
Autor: Glaucio José Couri Machado O livro “Educação e ciberespaço: estudos, propostas e desafios” é uma coletânea de artigos com trabalhos realizados por pesquisadores brasileiros de vários estados e instituições, bem como, de Portugal. O intuito desta obra é poder proporcionar aos leitores um panorama de alguns aspectos da educação no ciberespaço, em particular, da educação online ou virtual. E, a partir, desta visualização, os leitores poderão ter uma noção, mais esclarecedora sobre as possibilidades no interior da “Grande Rede”.
Orientação didático-pedagógica para ead
Organizadores: Adriana Barroso de Azevedo Luciano Sathler Universidade Metodista de São Paulo A proposta do e-book que você acessa é de detalhar e refletir sobre o papel do professor tutor na Educação a Distância – EAD. Para que haja um adequado envolvimento e desenvolvimento do aluno da graduação nos cursos da modalidade a Distância, é necessária uma clara definição dos papéis daqueles que estão envolvidos no processo de ensino e aprendizagem.
Educação a distância em organizações públicas - mesa redonda de pesquisa-ação
“Educação a distância em organizações públicas”, livro com que nos brinda a ENAP Escola Nacional de Administração Pública, materializa a quintessência dos debates travados pelo seleto grupo de representanteseducadores – de diversas instituições brasileiras – no ciclo de reuniões promovidas sob a coordenação da ENAP e que foram realizadas em Brasília, em 2006. Em uma abordagem mais abrangente, é uma obra que busca ampliar as discussões sobre conceitos de educação que se desenrolam ao longo da vida, especialmente na contemporaneidade, no contexto da sociedade global que tem exigido competências e capacidades cada vez mais complexas para a formação profissional, notadamente para o setor de serviços públicos.
Inclusão digital: Novas perspectivas para a informática educativa
Autor: Adriano Canabarro Teixeira Universidade de Passo Fundo - RS Neste livro, fruto do fenômeno de autoemersão na construção de sua tese de doutorado, Adriano Teixeira Canabarro nos desafia a pensar na instituição de um novo paradigma para a Educação e para a formação deprofessores: a cultura da rede. Apoiado na proposta de apropriação autoral das tecnologias da rede (TR) pelos professores, o autor desenvolve experiências de formação na interface entre a lógica reticular e a criação de uma cultura equivalente. A equivalência correlaciona a “ação dos professores no sentido de se apropriarem das tecnologias de rede numa dinâmica de criação e manutenção de uma cultura de rede, ao mesmo tempo em que vivenciam essa apropriação junto aos demais nós da trama pedagógica”. Essa disposição de simetria e convergência dos princípios da emersão traz à cena o rompimento com o paradigma da recepção. Oferece uma base para a reconstrução de si, do professor proativo, na lógica das redes, que assume o contínuo desenvolvimento da sua fluência tecnocontextual.
Educação a Distância no contexto brasileiro: algumas experiências da UFBA
Autores: Bohumila Araújo Kátia Siqueira de Freitas A coletânea “Educação a Distância no contexto brasileiro: Algumas experiências da UFBA” é o primeiro volume da coleção “EAD no contexto brasileiro” a ser organizada pelo Programa de Formação Continuada de Gestores de Educação (PROGED), localizado no Centro de Estudos Interdisciplinares para o Setor Público(ISP), Universidade Federal da Bahia. Uma das primeiras ações do PROGED nesta área foi o I Seminário “EAD na UFBA: Troca de experiências”, realizado no dia 1º de abril de 2005.O Seminário tentou resumir as iniciativas desenvolvidas nos últimos anos na Universidade Federal da Bahia no que se refere ao ensino a distância.
Introdução a Educação a distância
Autores: Eloísa Maia Vidal José Everardo Bessa Maia Ano de publicação:2010 Editora: RDS "Esta unidade procura, através de uma revisão de literatura, explicitar algumas definições e conceitos que abrangem o termo educação a distância e seu caráter polissêmico. A unidade também apresenta um breve histórico da educação a distância no mundo e no Brasil, procurando destacar sua importância, significado e modelos adotados, especialmente aqueles que se desenvolvem com os avanços no campo das tecnologias da comunicação e informação, a partir da segunda metade do século XX e mais recentemente, com o advento dos computadores e da internet. "A unidade também apresenta um breve histórico da Universidade Aberta do Brasil e de como ela se desenvolve na Universidade Estadual do Ceará, na qual o curso de graduação que você esta cursando se vincula institucionalmente. A parte final da unidade é dedicada a discutir sobre os recursos pedagógicos utilizados desde o desenvolvimento das primeiras iniciativas em EAD até os dias atuais, ou seja, dos materiais impressos até as tecnologias de informação e comunicação que possibilitam as interações síncronas e assíncronas. Introduz também uma reflexão sobre o significado do professor e do tutor, e as mudanças advindas do uso dos novos recursos tecnológicos, que passam a demandar novas atribuições para esses profissionais." (Eloísa Maia Vidal José Everardo Bessa Maia, 2010) Continue a ler: Disponível em: LIVRO - INTRODUÇÃO A EDUCAÇÃO A DISTANCIA - UNIDADE1 (1).pdf ]
Revista Iberoamericana de Educación a Distancia - Volumen 15 - Nº 1, 2012 I.S.S.N.: 1138-2783 AIESAD
Educação on line : conceitos,metodologias,ferramentas e aplicações
Cidade digital e redes no Brasil
Alfabetización Digital y Competencias Informacionales
Alfonso Gutiérrez, Fernando Vidal y Manuel Area. Editorial Ariel S.A., 2012 - ISBN: 978-84-08-00823-1
Open Educational Resources and Social Networks - Recursos Educacionais Abertos e Redes Sociais
The networked world creates a sense of "always being in touch or reachable" for "sharing, remixing and reusing information". Learners, educators, researchersand other professionals can now create their own communities; enable formal or informal learning together and reconstruct open content collaboratively. - http://oer.kmi.open.ac.uk/ - REA e Cultura Compartilhada – videoclip em Português Como este video foi feito - videoclip em Português
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